NÃO PERCA A HORA!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nossas RAIZES - Clic AQUI e assista a uma missa Afro em Ilicínea-MG


Raiz Afro-Brasileira
O termo Afro-Brasileiro designa tanto pessoas quanto objetos e cultura oriundos da vinda de negros escravos africanos para o Brasil.

Na Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto), chama-se de batuque tudo o que representa a percussão afro, ou seja, todos os trechos que apresentam ritmos mais percussivos de origem afro sem denominações específicas. Os acalantos, por sua vez, são os temas de canções de ninar, os de cantigas de roda, além da marcha-rancho, do choro e do samba-canção.
COZINHA

A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. Na Bahia, principalmente, pratos como vatapá e moqueca são típicos da culinária afro-brasileira.

A feijoada é o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos, carne de porco e farofa. Começou como um prato português que os escravos negros modificaram: os donos de escravos davam as partes pobres do porco aos escravos e estes misturavam estas partes com feijão e farinha.





RELIGIÃO

Embora a maioria dos escravos trazidos da África tenha sido convertida ao Catolicismo, algumas religiões de origem africana conseguiram sobreviver, seja através de prática secreta como é o caso do Candomblé, Xangô do Nordeste e outros, ou através do sincretismo religioso como Batuque, Xambá e Umbanda (por exemplo). A prática do sincretismo foi conveniente, particularmente pelo fato de que os escravos ganharam o direito a reunirem-se em irmandades.

MÚSICA

A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura da música portuguesa, indígena e africana, produzindo uma grande variedade de estilos.

A música brasileira foi fortemente influenciada pelos ritmos africanos, como é o caso do samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe.

Embora se tenha mantido por muitos anos na marginalidade, a música afro-brasileira ganou notoriedade em meados do Século XX, até se tornar o estilo musical mais difundido no Brasil.


4 comentários:

  1. Excelente proposta de resgate do que ainda resta de nossas raizes. É preciso divulgar como mais agressividade essas iniciativas. Parabéns aos responsáveis.
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Sabe o quanto te admiro, e passei por aqui pra dizer que este coral afro é realmente um filho para mim... Desejo a eles todo sucesso, muita paz e sabedoria para continuar na luta pelo reconhecimento das raízes negras que erdamos vindas da bela África nos tornando assim afros-brasileiros...
    Bjus, Carol...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de fazer parte desse movimento, mas infelizmente não será possível. Torço para que essas iniciativas floresçam pelos "Brasis" à fora. Parabéns por tão importante lembrança.Há como publicar mais fotos?

    goldfish

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi algo tão lindo!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação! Volte sempre!