NÃO PERCA A HORA!

quarta-feira, 31 de março de 2010

SURREALISMO


 O Carnaval de Arlequim - (Joan Miró)
Quando Miró pintou este quadro, vivia um período muito difícil e chegou a afirmar que, "para O CARNAVAL DO ARLEQUIM fiz muitos desenhos nos quais expressei as alucinações provocadas pela fome. Chegava em casa à noite, sem ter jantado, e anotava todas as sensações no papel". Miró pintou aqui um quarto com uma mesa e janela, que são referenciais do mundo cotidiano. Fora isso é a imaginação que comanda: surge então um bizarro conjunto de insetos soltos no espaço, que brincam, dançam e tocam música. Arlequim, rosto redondo e bigodes imensos e ridículos, tem o olhar triste e nervoso - um aspecto dramático da personalidade de Miró, que ponteia uma obra jovial com momentos de tensão.



A Persistência da Memória - (Salvador Dali)
Essa pequena tela é uma das obras de arte mais famosas do século XX.
As imagens flácidas dos relógios que se dobram, mas não se desfazem, evocam a obsessão humana com a passagem do tempo e com a memória. A paisagem de fundo lembra o Port Lligat, próximo de Figueres, onde Dalí nasceu e viveu.
Mais tarde, Dalí diria que o tema dessa tela surgira quando meditava sobre a natureza do queijo camembert...
TAREFA: Escreva sobre o efeito das obras surrealistas em sua equipe.








21 comentários:

  1. Entender o Surrealismo é descobrir a crítica contida nas fantasias que retratam o que é real. É ver o real além do que o olho possa ver. Ótima provocação Mestra.
    Luana.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A IDEIA...!!!É muito bacana e gratificante a gente se permitir ser levado à mais extravagante das possibilidades da i-ma-gi-na-ção / imaginar ação / imagem em ação, mesmo que só no pensar por sugestão da imagem.É um ótimo exercício para se quebrar a rotina da razão. Uma capacidade de voar para além do possível, do concebível. O não pensar reto, mas sim livremente sem compromisso, objetivos ou conclusões, apenas experimentalmente.O respeito à variedade de opiniões é um dever de cada um, com o qual estou profundamente comprometido, a pluralidade é fato na existência.Contudo, é triste perceber que muitos ainda preferem só o concebível, o pronto, o delimitado, o acorrentado; o preparado e acabado por alguém, o qual tenho apenas que repetir, imitar ou escolher a opção mais fácil.Essa geração do "não preciso pensar, tudo já está pronto" está crescente. Até parece que o ato do pensar dói, pois muitos não o querem.E quanto aos artistas: claro que são "manipuladores" (manipulação/técnica), mas trabalham com ARTE e não são só a técnica - dominar bem uma técnica nem sempre produz talentos ou ARTE. E qual espírito artístico que não se pretende "irresistível"??? Me apresentem um...Bem, é isso... chega de tudo isso.Abração e sucesso com o Blog MESTRA.
    LAURA

    ResponderExcluir
  3. são feitas com cores vivas e que ambas não são reais.A primeira imagem é uma pintura alegre e com vida,e a segunda imagem não é muito alegre do que a de cima.
    EQUIPE:Falcão negro

    ResponderExcluir
  4. Vemos o surrealismo como um enorme e maravilhoso conjunto de realizações artísticas - não só nas artes visuais mas, também, na poesia, prosa, inclusive objetos, colagens e fotografias, cinema...etc,etc...
    Não existe forma surrealista. A exterioridade surrealista, dissociada das idéias, não é surrealismo, pois toda obra surrealista passa por um processamento de criação que guarda uma ideia mestre; obedece uma "estética" capaz de fazer passar desapercebido aquilo que for realmente provocador e subversivo.
    Equipe Peixinho

    ResponderExcluir
  5. Uma dica para quem ainda não escreveu sobre os efeitos sentidos nas Equipes: Os artistas deste movimento acreditavam que a arte deveria se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência do dia-a-dia, para poder expressar o inconsciente, a imaginação e os sonhos. Pode não ser Normal, mas é Real...
    Lu

    ResponderExcluir
  6. O surrealismo é a forma de um artista expessar seus sentimentos, ele usava seu inconciente para pintar seus quadros. Concluimos que no primeiro quadro o pintor usa cores mais alegres e vivas. No segundo quadro o pintor usa cores mais leves e claras e demonstra tisteza.

    Equipe: Natureza.

    ResponderExcluir
  7. O Primeiro quadro tem muito detalhe mas não da para inteder quase nada coisas partida ao meio e com chamas.

    No segundo quadro demostra o tempo(com aparencia muito quente) e um animal morto e alguns relogios quase derretendo.

    EQUIPE: SOL

    ResponderExcluir
  8. 1ª Pintura
    Joan Miró
    Sua pintura O carnaval de alerquim,apresenta cores, frias,quentes e naturais. E com várias imagens simbólicas formando vários tipos de formas. Sua pintura também ganha forma de desenhos infantis.

    2ª Pintura
    Salvador Dali
    Sua pintura A persistência da memória,apresenta mais cores quentes. Nela mostra que os relógios estão cansados como se tivessem há muito tempo marcando as horas.

    Equipe: Estrela * 9°A

    ResponderExcluir
  9. O PRIMEIRO QUADRO NOS EXPRESSA UMA CURIOSIDADE,PORQUE O AUTOR QUE O PINTOU O FEZ CONFORME A HARMONIA DO CARNAVAL.NÓS NEM SABEMOS O QUE É A METADE DOS OBJETOS PORQUE TUDO ESTÁ MISTURADO.E O EFEITO COMO O AUTOR O PINTOU É IMPRESSIONANTE.E O SEGUNDO GUADRO TEM O EFEITO DE QUE TUDO ESTÁ DERRETENDO,COMO SE AS COISAS ESTIVESSEM EM UM DESERTO E UM SOL BEM ESCALDANTE.O EFEITO DO SURREALISMO É IMPRESSIONATE PORQUE O AUTOR PINTA CONFORME O QUE ELE SENTE,E TAMBÉM ELE NÃO IMPORTA SE AS PESSOAS ACHAM O QUADRO BONITO OU FEIO O QUE IMPORTA É QUE ELE QUIS PINTAR.


    AS PANTERAS 9 ANO D

    ResponderExcluir
  10. O surrealismo é um tipo de visão futurista e muito profunda sendo as vezes imagens indecifraveis ou melancolicas e é através da pintura que os artistas expressão suas emoções.
    Foi criado um movimento que se dividiu em duas correntes.
    1ª corrente: A pintura do quadro"A Persistência da nemória" representa esse primeiro movimento que tem imagens retorcidas, embaçadas e de um certo tipo derretidas. Esse tipo de pintura nos causou o efeito de indeterminadas ideias tendo mudanças frequentes dos significados das imagens.
    2ª corrente: As imagens tem contrações especificas e com muitas cores é o que representa a pintura do quadro "Carnaval de Arlequim". Causa uma sensação de alegria. Com o passar do tempo o surrealismo se aperfeçoa mais ou melhor se diferencia das coisas comuns. Uma forma de se tornar diferente e dar espaço a imaginação.

    EQUIPE: Lua

    ResponderExcluir
  11. O Primeiro Quadro Quer Dizer E Representar A Harmonia Do Carnaval.E Mostra Cores Frias,Quentes E Naturais,Com Varios Desenhos Simbolicas,Formando Varios Tipos De Forma.E Um Desenho Confuso E Dificil De Se Entender.
    O Segundo Quadro Mostra Um Recipiente Quente Com Cores Quentes E Com 3 Relógios Que Se Dobram Mais Não Se Desfaz{Ou Pode Estar Se Derretendo.E Uma Imagem Inrreal.
    EQUIPE:ZUNBI 9 ano B

    ResponderExcluir
  12. é ZUMBI viu professora...

    ResponderExcluir
  13. Figura 1:
    O quadro demonstra uma paisagem confusa, como se quisesse demonstrar um pensamento confuso. Uma pessoa que muda de opinião a cada instante. O quadro apresenta formatos carnavalescos, com figuras com diferentes expressões no rosto.

    Figura 2:
    Expressa tristeza, solidão. Quer demonstrar que mesmo que o tempo passe, as memórias ficam. O modo como o relógio foi desenhado (derretendo), passa a impressão de que muito tempo já passou.

    Equipe: CREPÚSCULO

    ResponderExcluir
  14. O quadro A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA de Salvador Dali é um de seus mais famosos quadros a flacidez dos relogios dependurados e escorrendo mostram a preocupação humana, com o tempo e a memória.
    O quadro O CARNAVAL DE ARLEQUIM de Joan Miró da a impressão que as imagens estão se comunicando e representando, alguns alegria e outros tristeza.
    Equipe EGEO

    ResponderExcluir
  15. No primeiro quadro demonstra-se vários desenhos de várias cores,formatos e tamanhos diferentes,parece mesmo um carnaval,como diz o nome.
    No segundo vê-se vários relogios derretendo,que da uma impressão de preguiça,sedentarismo,e parece também que a hora não passa.
    EQUIPE:THE FRIENDS

    ResponderExcluir
  16. Professora Vaneide,acho muito interessante seu trabalho com o blog.É ótimo saber que várias pessoas,além da senhora, se interessa pela arte e cultura brasileira.MARCIA SOUZA

    ResponderExcluir
  17. No 1º quadro mmostra a harmônia do carnaval , com cores variadas (frias , quente e neutras ) desenhos inventados pelo o pintor Miró.
    no 2º quadro a imagem mostra que o tempo está quente e que por isso os relógios estão derretendo, e que ,o tempo está ficando curto por causa do aquecimento global.
    GRUPO:H2O,9º ano A

    ResponderExcluir
  18. o surrealismo representa o inconciente do autor,onde ele espressa seus sentimentos mais profundos de alegrias telas que confundem a nossa cabeça nos fasendo imaginar o que ele imaginou.no primeiro quadro mostra uns desenhos como no carnaval bagunça.no segundo quadro da impresaõ de um ambiente quente pelos reló´gios estarem derretendo
    equipe monalisa(dwullia e micaela)9ºano c

    ResponderExcluir
  19. equipe sem lá : sabemos que os dois quadro são surrealistas .

    o primeiro quadro demostra um carnaval ,sabeno
    que nem da para entender as imagens ,pois nois entendemos algumas figuras como: demostra tristesa ,alegria e emoção .até parece que
    ele usa á pintura para demostra o que ele está passando .

    o segundo quadro parece que fala como tempo passa tão rapido que nois nem persebemos .porem é mais fasil de entender,como o pintor se estabelese ,como ele entra na pintura e demostra á ateção em o tempo.

    claro que as duas pinturas sao duvidozas e como voce fica no suapenci de saber, o que é? com que parece? . isso e muito penetrozo em sua menti.

    equipe:sem lá

    ResponderExcluir
  20. O surrealismo é ver o real além do que o olho possa ver ,nos permite a ver o inconsciente ir além da imaginação sendo real ou não.
    No caso da pintura o carnaval de Arlequim expressa emoções que não ocorrem no nosso dia a dia.
    Na pintura “persistência da memória’’ retrata alguns relógios como se estivessem derretendo que mexem com a nossa imaginação que vem alem da realidade.
    Enfim os quadros são ambos curiosos pois não se sabe o que os pintores queriam realmente nos expressar,são pintores de extrema qualidade mas não só como eu mas como o meu grupo a elogiar esses quadros magníficos eu juntamente com os meus colegas de grupo estamos diante de uma obra de extrema importância para nós alunos e seguidores de história.
    Agradecemos a professora VANEIDI por nos a chance comentar nossas idéias parabéns pelos trabalhos realizados nesse período são de extrema qualidade para nós alunos. Professora Vaneide,acho muito interessante seu trabalho com o blog.É ótimo saber que várias pessoas,além da senhora, se interessa pela arte e cultura brasileira.MARCIA SOUZA
    Concluimos que no primeiro quadro o pintor usa cores mais alegres e vivas. No segundo quadro o pintor usa cores mais leves e claras e demonstra tristeza.
    OBRIGADO A
    TODOS....
    EQUIPE:FRANKSTAIN
    SERIE: 9° ANO B

    ResponderExcluir
  21. O Primeiro quadro tem muito detalhe mas não da para inteder quase nada coisas partida ao meio e com chamas.
    O Segundo Quadro Mostra Um Recipiente Quente Com Cores Quentes E Com 3 Relógios Que Se Dobram Mais Não Se Desfaz{Ou Pode Estar Se Derretendo.E Uma Imagem Inrreal.THALISSON VITOR OLIVEIRA NONO ANO A

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação! Volte sempre!