NÃO PERCA A HORA!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pintura Rupestre




Pintura Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das   cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas, rituais etc. As paredes das cavernas serviam também como uma espécie de agenda, onde eram desenhadas algumas ideias ou mensagens. Os homens pré-históricos faziam estes desenhos utilizando elementos da natureza: extrato retirado de plantas, árvores e frutos, sangue de animais, carvão, rochas etc. Aqui no Brasil existem vários exemplos deste tipo de arte no estado do Piauí, no sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato.

Faça uma visita virtual ao Parque Nacional da serra da Capivara; http://www.fumdham.org.br/parque.asp


 

15 comentários:

  1. Muito legal essa exposição de pinturas rupestres, mostrando aos alunos que a pintura foi uma das primeiras marcas materiais que o homem deixou sobre a Terra, e com isso variadas aulas de arte poderão ser elaboradas para evidenciando a importância da arte rupestre e demonstrando a valorização das linguagens como meio de comunicação e expressão e reconhecer e valorizar o patrimônio histórico e artístico. Esse tipo de trabalho pode ser realizado na seguinte forma, com exemplo, uma atividade complementar, valendo experimentar outros tipos de corantes naturais para a preparação de tintas como, por exemplo, caldos de beterraba, cenoura, couve e outras folhas verdes. Os caldos podem ser obtidos batendo no liquidificador pedaços dos vegetais com água para fazer pinturas em cartazes, quadros mostrando a valorização cultural dessa arte.

    ResponderExcluir
  2. Marília, Renata, Glena e Tatiane de Souza 3º período de Pedagogia31 de março de 2011 às 12:33

    É impressionante como o homem foi capaz de se expressar ao longo do tempo,a pintura rupestre nos mostra isso, e essa Arte de ser valoriza, pois através delas descobrimos boa parte do nosso passado.

    ResponderExcluir
  3. Acreditamos que é de grande importância o trabalho de arte rupestre com as crianças, para que já cresçam pessoas carregadas de cultura e também despertem mais ainda o desejo de saber tudo que é possível sobre as nossas origens.Temos exemplos de crianças em nossas famílias que estão em fase de alfabetização e fazem trabalhos de arte rupestre; o exemplo que tivemos foi o trabalho com argila, dá gosto de ver o quanto elas se desenvolvem.Gostamos muito de ter uma experiência com essa arte em sua aula, para nós foi uma novidade e aprendizado.
    Mariana, Maria Izabel, Maria Luiza e Luzia - 3º período de Pedagogia da FACICA.

    ResponderExcluir
  4. É muito interessante essa pintura rupestre ,ela é capaz de nos mostrar um pouco de como era a vida dos pré-históricos há milhares de anos,eles eram capazes de produzir obras de arte,é mesmo muito interessante esse tipo de arte...
    NAYARA,GISELE,DANIELE,LETICIA,3 PERÍODO PEDAGOGIA,FACICA...

    ResponderExcluir
  5. Flavia Freire,Luciana Fernandes,Marcela Oliveira,Neusa Tavares,Valquimar Lopes ...3ºPeriodo de pedagogia Facica1 de abril de 2011 às 11:30

    Olha como o homem teve uma mente fértil ,eles não tinham tecnologia, e nem noção de elo além deles, e da comida,não tinham noção de nada além do que necessitavam, e já estava ao seu redor, muito menos no futuro, mas era uma forma de entretenimento, e de se mostrar para os outros da época, fazendo pinturas nas paredes, já que todas elas significavam feitos grandiosos que realizaram durante aquele dia. Conseqüentemente, os pigmentos era fortes, ninguém apagou, e por isso vemos até hoje. Não sabemos se reconhecido é bem a palavra certa, mas, que eles queriam que soubessem da sua existência.

    ResponderExcluir
  6. Bruna Nayara, Luane Gomes, Rayane Teixeira.... 3° Período de Pedagogia/FACICA

    A pintura rupestre é muito interessante, pois o homem pré-histórico criou um meio de comunicação através dela,mostrando nos desenhos em paredes de cavernas o que era seu cotidiano.Hoje em dia,ela pode ser usada em trabalhos escolares, incentivando os alunos a conhecerem um pouco mais do passado pré-histórico.

    ResponderExcluir
  7. A arte rupestre nos permite analisar o comportamento, dos homens e da sociedade primitiva de nossa história.Com ferramentas bàsicas , produziam verdadeiras obras de arte,fazendo desenhos e pinturas sobre rochas .È muito interessante e gratificante podermos desfrutar dessa herança que nos foi deixada. Tatiana Augusta,Elaine do Carmo,Cintía Corrêa,Cynthia Forzan.Facica/Pedagogia 3período.

    ResponderExcluir
  8. A Arte Rupestre é també a primeira forma de expressão das crianças até que aprendam a ler e escrever,se elas pudessem,deixariam suas leituras do mundo pelas paredes de suas casas, ou seja,no Brasil,muitos educadores desperdiçam esta fase do desenvolvimento das criança.Dedicam muito tempo à escrita e leitura do alfabeto e dos números e desconsideram essa fase “rupestre” da criança. Nesse período elas são simbólicas;tem que se aproveitar esse simbolismo para aprimorar o seu desenvolvimento e não trabalhar desenhos sem ter um conceito claramente definido ou para passar o tempo. É o momento de buscar, por meio dos desenhos e rabiscos, o que ela quer transmitir e ajudá-las a fazer a associar com as outras linguagens. Elas possuem um grande potencial de criação e, sendo motivadas, elas despertam para a leitura da escrita com mais maturidade.
    NAYARA,GISELE,LETÍCIA,DANIELLE...3 PERIODO PEDDAGOGIA...FACICA...

    ResponderExcluir
  9. Kele Graziane,Hilda de Paula,Pâmela....3°Periodo Pedagogia.FACICA.

    A pintura rupestre é muito importante para que se possa descobrir a história da humanidade. Foi de grande importância no passado também pois através dela os homens se comunicavam, contavam sua história no dia a dia, as cavernas foram os principais lugares onde eram escritas. As rochas eram uma espécie de diário onde foi contada a história da humanidade.

    ResponderExcluir
  10. as imagens mostradas logo acima sao bem interessantes pois mostram com viviam os nossos antepassados e do que se alimentavam

    ResponderExcluir
  11. As artes rupestres são de fundamental importância, nos leva a pensar que se tratava de alguma forma de linguagem por eles desenvolvidas.
    Interessante para nós, sabermos como era feita a comunicação entre eles, e como representavam os acontecimentos por eles vivenciados, nos fornecem dados para o entendimento do desenvolvimento cultural daquela época.
    Raquel Idalina Rodrigues, 5°Período/Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Arte rupestre, considerado um material extremamente rico, pois a arte esculpida com poucos recursos revelando detalhes da vida durante o período pré histórico, com características marcantes demostrando o estilo de vida naquela época. Com representações da figura humana e de animais em diversas situações cotidianas, podendo ser considerado como um meio que utilizavam para se comunicar, se expressar e registrar momentos que na época eram importantes, como por exemplo, a caça, os rituais, a dança, e até mesmo a morte ou nascimento de um membro da tribo. deixando um ar de curiosidade para os estudiosos que buscam entender sobre o imenso mundo da arte.
    Tatiane Aparecida de Souza Barbosa, 5° Período/Pedagogia.

    ResponderExcluir
  13. A arte rupestre demarca o início de uma arte, onde os antepassados utilizavam matérias escassos, e abusavam de sua criatividade.
    Outro ponto tbm importante é que eles desenhavam situações de seu dia, como caças, e eles acreditavam no "poder das imagens"
    Aline Aparecida de Oliveira, 5° Período /Pedagogia
    FAFIBE

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação! Volte sempre!