LIBRAS:
A importância do conhecimento na formação docente para a construção da
inclusão do aluno surdo no ensino regular
É importante lembrar que quem está matriculado na
escola é um aluno e não uma deficiência. O foco do trabalho de todos os profissionais
na escola deve ser o aluno. Esse aluno é capaz de aprender, desde que respeitado
seu tempo e maneiras próprias. As dificuldades e necessidades especiais devem
ser percebidas e reconhecidas. O importante é que o professor acredite no
potencial do aluno e que este seja capaz de explorar capacidades e
possibilidades, criando e disponibilizando meios e recursos que lhe favoreçam o
acesso ao conhecimento. Esse código de comunicação poderá produzir a construção
de laços entre seus membros, sem isolamento, revolta ou solidão.
“Não é a surdez que
define o destino das pessoas, mas o resultado do olhar da sociedade sobre a
surdez.”
Vygotsky
legalll!!!!!!!!
ResponderExcluirA inclusão ainda está um pouco fora da nossa realidade.
ResponderExcluirO apoio a movimentos como esse blog que tenta fazer sua parte no esforço de tornar a inclusão uma realidade, é garantia de que algo está sendo feito neste sentido. É preciso mudar "a cabeça" do docente para que saiba identificar qual a forma melhor de transmitir o conhecimento ao aluno com necessidades especiais. Parabéns Mestra! Com certeza um exemplo a ser seguido e acreditado por todos.
ResponderExcluirOReis
Muito bom! Esse trabalho preciso ser melhor mostrado, divulgado, difundido...enfim, despertar atenção da sociedade, da qual todos somos partes integrantes.
ResponderExcluirOliveira
Parabéns pela idealizadora desse trabalho. É preciso melhor ser divulgado para que a sociedade sinta-se, também, reponsável pelo movimento de inclusão, tão necessário à felicidade do ser humano.
ResponderExcluirOliveira