NÃO PERCA A HORA!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

LIBRAS


LIBRAS:
A importância do conhecimento  na formação docente para a construção da inclusão do aluno surdo no ensino regular

É importante lembrar que quem está matriculado na escola é um aluno e não uma deficiência. O foco do trabalho de todos os profissionais na escola deve ser o aluno. Esse aluno é capaz de aprender, desde que respeitado seu tempo e maneiras próprias. As dificuldades e necessidades especiais devem ser percebidas e reconhecidas. O importante é que o professor acredite no potencial do aluno e que este seja capaz de explorar capacidades e possibilidades, criando e disponibilizando meios e recursos que lhe favoreçam o acesso ao conhecimento. Esse código de comunicação poderá produzir a construção de laços entre seus membros, sem isolamento, revolta ou solidão.


“Não é a surdez que define o destino das pessoas, mas o resultado do olhar da sociedade sobre a surdez.”
Vygotsky

5 comentários:

  1. A inclusão ainda está um pouco fora da nossa realidade.

    ResponderExcluir
  2. O apoio a movimentos como esse blog que tenta fazer sua parte no esforço de tornar a inclusão uma realidade, é garantia de que algo está sendo feito neste sentido. É preciso mudar "a cabeça" do docente para que saiba identificar qual a forma melhor de transmitir o conhecimento ao aluno com necessidades especiais. Parabéns Mestra! Com certeza um exemplo a ser seguido e acreditado por todos.
    OReis

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Esse trabalho preciso ser melhor mostrado, divulgado, difundido...enfim, despertar atenção da sociedade, da qual todos somos partes integrantes.
    Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela idealizadora desse trabalho. É preciso melhor ser divulgado para que a sociedade sinta-se, também, reponsável pelo movimento de inclusão, tão necessário à felicidade do ser humano.
    Oliveira

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação! Volte sempre!