NÃO PERCA A HORA!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Dança escolar




Assistam aos vídeos, leiam os textos  e vamos debater sobre as grandes oportunidades que a dança proporciona no universo escolar.

26 comentários:

  1. Os vídeos narram fatos sobre Rudolf Laban, que nasceu em 1879 em Bratislava Hungria, e morreu em 1958.
    Laban desenvolveu uma forma de Dança Expressionista em que o objetivo principal residia na expressão das emoções (Sousa 2005, cit. por Oliveira, 2009).
    Nos vídeos inicialmente é mostrado uma viagem através do tempo mostrando a importância dos movimentos corporais para a educação e expressão dos sentimentos e a necessidades de se fazer o ser humano se sentir bem.
    É explicado também que:
    Nas interações deve-se procurar fazer o educando ou aprendiz dar o máximo de si sem que haja constrangimento a ele;
    A movimentação é algo natural com sua espontaneidade e riqueza, pois cada pessoa tem sua maneira de se movimentar;
    No educar devemos tomar cuidado para não prender demais a criança;
    Não podemos pensar que a movimentação da criança esta prejudicando a si e o grupo;
    Devemos tomar muito cuidado ao corrigir as crianças por movimentar-se demasiadamente, pois ao limitar movimentos pode também restringir: seus movimentos, inteligência e sentimentos, não só momentaneamente, mas também para o futuro;
    Às vezes deve haver questionamento das regras, para ver se ainda servem ou estão apenas no papel;
    Enriquecer o movimento das crianças, sem esquecer que cada criança tem seu método de movimentação;
    Trabalho em grupo é o espaço para poder se manifestar;
    A dança permite as pessoas se conhecerem um pouco mais e terem mais alegria em suas vidas.
    Entendemos que a linguagem corporal, exposta através da dança é tão importante quanto à linguagem verbal, pois tem o poder de demonstrar o quer a pessoa está pensando ou sentindo e assim possibilita melhorar a comunicação e praticar a empatia. Luis Antonio e Roselene.

    ResponderExcluir
  2. No documentário sobre Rudolf Laban, bailarino e coreógrafo, um dos responsáveis da dança moderna, acreditava que o movimento aumenta a compreensão do comportamento, enriquece a responsabilidade individual e a formação da personalidade.
    A teoria de movimento de Laban foi organizada em temas de movimento: a conscientização do corpo, as partes do corpo em contato, o corpo como uma unidade, o peso e o leve, o espaço, o ritmo, o método do movimento livre e a improvisação.
    O movimento humano se constitui em fatores, onde estão todos os gestos do cotidiano, o importante é desenvolver o seu movimento natural. Não devemos restringir os movimentos das crianças, pois ao restringir movimentos se restringe a inteligência e os sentimentos. Geralmente quem é muito limitado, é muito formal, muito tímido e tem medo de pensar.
    A dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo e contribui para a formação humana e ampliação da humanidade.
    Diana Cordeiro. 3° período de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  3. O documentário sobre Rudolf Laban aborda a questão da movimentação do corpo e se apresenta desde a Grécia antiga, onde a educação dos guerreiros já incluíam a dança.Ele foi bailarino e coreógrafo e também um dos grandes responsáveis por trazer a dança moderna e acredita que o movimento reflete ate mesmo na personalidade dos indivíduos. Diante das experiências criou métodos de movimentos, onde ele observa a maneira que cada indivíduo se expressa independente das diferenças, pois para ele o importante era o resultado do aprendizado. O tempo foi passando e foi preciso trazer também as novas adaptações e desta forma foi preciso que ele criasse um novo método onde no corpo é preciso ter limitações e regras. E desta forma tanto no documentário e nos textos é possível observar que a dança se apresenta como grandes contribuições para rede de ensino, pois é uma atividade que proporciona a criança desenvolver suas expressões corporais, seus sentimentos , faz com que aconteça as interações resultando assim uma grande facilidade de obter um bom aprendizado . Érica Carolina Souza , Poliana Cristina Oliveira 3° Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  4. O documentário aborda a dança como uma arte, ela se mostrou presente a séculos atrás fazendo parte da educação dos guerreiros gregos.
    Houveram muitas mudanças na dança à medida que a sociedade se evoluía. A dança é considerada como uma atividade de movimento de grande importância na educação por contribuir com o desenvolvimento físico dos indivíduos, além de oferecer bagagem cultural e estimular as habilidades criativas dos alunos.
    O método Laban se institui na base do autoconhecimento tornando-se uma fonte de experiências significativas na vida do aluno.

    Discentes: Juliana Carla Da Silva Abreu
    Ludmilla Sueva

    ResponderExcluir
  5. O vídeo mostra a modificação da civilização e suas implicações na sociedade.
    Tráz as contribuições de Rudolf Laban para a história da dança,já que ele foi um dos criadores da dança moderna.
    Os métodos de Laban é um dos caminhos para o desenvolvimento consciente,pois é através da conscientização dos movimentos que será criado um repertório de movimentos individual,já que,cada indivíduo tem a sua forma de se movimentar ,o seu repertório;cada um aprende a sua maneira.
    Acredita,que através das movimentações,desenvolverar-se-ão as sensações,o raciocínio e a imaginação.
    Ressalta que ao restringir os movimentos,a Educação restringe a inteligência,pois,há uma ligação entre a versatilidade dos movimentos e a versatilidade da inteligência.Portanto,uma criança demasiadamente restringida,tornar-se-á um adulto tímido,muito formal e com medo de pensar.Porque é desde pequeno que desenvolvem-se juntamente os movimentos,a inteligência e os sentimentos.E é também o momento em que a criança estará aprendendo a controlar a sua máquina neurológica.
    Na história da dança,aprendemos as diferentes fases da dança e seus respectivos períodos:
    -Dança primitiva:Usada como método de sobrevivência,para a natureza(em busca de água e de mais alimentos) e também como forma de agradecimento.
    -Danças milenares:
    .No Egito:Usada como ritual,para seus deuses,em casamentos e funerais.
    .Em Roma:a dança entrou em decadência,sendo valorizada depois somente na época do Renascimento.
    .Idade Média:a dança sofreu um retrocesso.Devido o corpo ser usado para se expressar,foi considerada profana.
    -No Renascimento: Tem um aspecto social e tornando-se mais complexa.Predomina o balé.
    -No Romantismo:Busca criar harmonia entre o homem e o mundo.
    -Dança moderna:Os movimentos corporais são muito mais explorados,possibilidades motoras do corpo humano.Solos de improvisação são bastante frequentes.
    -Dança Contemporânea:Imprevisível,novo.... Foge de tudo já conhecido.Utiliza explosão de movimentos e criações.
    Em suma,a dança é a expressão de sentimentos e personalidade através do corpo.
    -Pedagogia-3 Período-Gislaine Silva dos Santos Faria
    Jéssica Carolina

    ResponderExcluir
  6. A dança em sentido geral,caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje,enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes ,críticos e partipantes em sociedade.
    Ao observarmos todo o processo histórico da mesma,é possível analisar sua constante modificação de acordo com cada contexto e necessidade de expressão.
    No âmbito educacional,o educando tem a necessidade de explorar novos sentidos e movimentos livres,verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade.O método de Laban se institui na base do autoconhecimento, tornando-se uma fonte de
    criação de experiências vivas e significativas, por meio das quais, o aluno será capaz de se perceber no mundo.Através de seu próprio movimento,o individuo é autor do próprio conhecimento!
    Pedagogia 3 Período
    Discentes:Laura Martins/ Tamires Pricila Moreira

    ResponderExcluir
  7. O surgimento da dança de seu na Pré-História e a dança em grupo foi através de rituais religiosos, no séculos XVI surgiu a dança com pares, como valsa, tango, polca e entre outra, no século XX o rock’roll revolucionou o estilo musical.
    Nos dia de hoje as danças são sensual e sendo mais aceita pelo mundo todo.
    “A dança e arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimento e ritmos, criando uma harmonia própria”.
    Rudolf Labon um dançarino e coreografo, orientou o programa da escola, que possibilitou que as pessoa desse o máximo de si sem constrangimento. Na década de 20 e 30 Labon atingiu a maturidade, dançou e coreografou com grandes artista da época, e desenvolveu o método do movimento onde o importante é o desenvolvimento natural e a espontaneidade e a riqueza de cada indivíduo, tendo o seu próprio repertório e formado pela sua experiência. Esse método foi criando já pensando na modernidade do mundo, onde o corpo está limitado pelo espaço, regras e padrões de comportamento.
    Os método pedagógicos de Labon, é que cada criança tenha seu modo livre e improvisado e seja ampliado o repertório de movimento do indivíduo.

    Discente Lija Mesquita e Mariana Neves
    Pedagogia 3ºperíodo.

    ResponderExcluir
  8. Os videos mostram a importância do uso da dança e sua funcionalidade no ambiente pedagógico.A dança contribui efetivamente para formação humana e social da criança trazendo consigo uma grande bagagem cultural.
    A dança permite que as crianças se expressem livremente através de gestos,expressões corporais tendo nessa ação um papel construtivo no desenvolvimento da criança,sendo a dança uma fonte de aprendizado e socialização,favorecendo o desenvolvimento da imaginação e da criatividade dos aprendiz.Fazendo da dança uma ferramenta pedagógica de aprendizagem.
    Discente: Flávia Ribeiro e Eliezer.
    Pedagogia 3º período.

    ResponderExcluir
  9. No documentário sobre Rudolf Laban, mostra que ele desenvolveu uma forma de Dança Expressionista em que o objetivo principal residia na expressão das emoções .
    Nos vídeos é mostrado uma viagem através do tempo mostrando a importância dos movimentos corporais para a educação e expressão dos sentimentos e a necessidades de se fazer o ser humano se sentir bem. O movimento humano se constitui em fatores, onde estão todos os gestos do cotidiano, o importante é desenvolver o seu movimento natural. Não devemos restringir os movimentos das crianças, pois ao restringir movimentos se restringe a inteligência e os sentimentos.
    A dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo e contribui para a formação humana e ampliação da humanidade.
    Rudolf Labon um dançarino e coreografo, orientou o programa da escola, que possibilitou que as pessoa desse o máximo de si sem constrangimento.
    Suélem Aparecida de Oliveira e Layza Oliveira
    Pedagogia 3 Período

    ResponderExcluir
  10. A dança é o ato de expressar o pensamento através dos movimentos. Sua origem acompanha a história da humanidade, onde surgindo nos primórdios foi adaptando-se a realidade de cada civilização e incorporando-se a ela.
    Através do pensamento de Rudolf Laban percebemos a importância de permitir e estimular o movimento como ferramenta de se auto-conhecer e interagir com as demais pessoas e respeitá-las.
    A dança é uma maneira prazerosa, fácil e divertida de se transmitir conhecimento, pois ao se exercitar os sentidos se adquire consciência corporal e mental. É um espaço que deve ser proporcionado as crianças, dando a elas liberdade de se expressar e de se desenvolver.
    A dança é uma arte de comunicação e não deve ser imposta ou tão pouco limitada, pois é a manifestação da emoção, do interior e da essência da criança. É um método de aprendizagem de efeito cultural e social e pode ser aplicada em todos os contextos educacionais de várias formas diferentes. É uma ferramenta de criatividade, liberdade e motivação.
    Daniela Cristina Araújo e Rosimeri Diniz

    ResponderExcluir
  11. A dança é uma linguagem bastante antiga. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
    Rudolf Laban,coreógrafo e dançarino,foi um dos grandes nomes da dança,desenvolveu uma forma de dança expressionista,em que o objetivo principal é caracterizado pelas expressões emocionais.
    Através do pensamento de Laban,a dança no âmbito escolar é de extrema importância,pela necessidade de movimentar,expressar,sentir,tocar,criar,além de tudo a dança também é terapia. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento e também o desenvolvimento desta criança.

    Docentes: Dryelle Ap. Pereira Rabelo
    Marina Bondi

    ResponderExcluir
  12. A dança é considerada uma das artes mais antigas, é também a única que despensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
    Rudolf Laban dedicou-se toda a sua vida à dança, tanto como dançarino como coreógrafo e também como teórico da dança. No início do século 20, ele era considerado o grande mestre da dança e uma grande força impulsionadora em tudo o que dizia respeito à dança e ao movimento criativo. Conseguiu quebrar as duras doutrinas dos movimentos estereotipados atribuídos à dança e à ginástica e criou, em vez disso, um modo de ver muito mais amplo no que diz respeito aos movimentos do corpo e trabalhou com a forma natural das pessoas se movimentarem. Foi grande impulsionador do chamado movimento criativo. Fundou muitas escolas em toda a Europa, destacando-se Suiça, Alemanha e Inglaterra e dirigiu os estudos iniciais na Escola de Belas Artes de Paris, onde estudou música, anatomia e fisiologia (Oliveira, 2009). Em 1930 foi coreógrafo na Ópera de Berlim, e, durante este tempo, lidou com muitos operários da indústria onde tomou consciência dos seus movimentos. A sua maior escola foi aberta no Reino Unido, local para onde fugiu aos nazis em 1938.
    Discentes: Karina Silva Correia
    Luana Cristina Batista Silva
    Pedagogia 3 Período

    ResponderExcluir
  13. A dança é considerada uma das formas mais antigas de manifestação da expressão corporal.Independente da época a dança possui um papel de representar diversos aspectos da vida humana.É através dela que segundo Laban,desenvolvemos mentalmente.Para ele a dança ajuda o homem aumentar sua compreensão do comportamento, ajuda na integração da personalidade e enriquece a responsabilidade individual.
    No que diz respeito ao âmbito escolar, na busca pela descoberta de diferentes formas de movimento, a dança pode despertar a criatividade, trabalhando o ritmo,a atenção e a concentração, permitindo uma reflexão sobre os sentimentos do aluno, ela se torna um grande canal para a expressividade. O movimento é muito importante pois é através dele que a criança se desenvolve.É natural que a criança se movimente muito, pois é no se movimentar que ela se descobre e desenvolve sua inteligência
    Laban, desde cedo soube admirar a riqueza e a variedade de manifestação dos movimentos. Seu método propõe que através da concretização pelo movimento livre seja ampliado o repertorio de movimento do individuo, e que restringir esses movimentos se restringe também a inteligencia, pois existe uma profunda ligação entre a versalidade dos movimentos e a inteligencia.Por isso deixar a criança se movimentar e incentivar esse gesto é muito importante para que essas busquem na dança a espontaneidade, se tornando pessoas de cabeças abertas que sabem se movimentar no seu espaço e seu tempo.

    Discentes:Edlaine Ferreira Vilela
    Mayara Monteiro Silva
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  14. A dança é a arte de mexer o corpo com movimentos e ritmos criando uma harmonia própria. A dança tem história acompanhada com a evolução das artes visuais, músicas e teatros. Desde a antiguidade a dança era importante com características sagradas para os deuses, casamentos, festas, cultura.
    O corpo em movimento esteve presente nos movimentos da própria história, como na Grécia, no Egito, e em vários lugares. A movimentação do corpo humano sofreu grandes modificações com a Revolução Industrial.
    Rudolf Laban coreógrafo e dançarino foi um dos responsáveis pelo surgimento da dança moderna. De acordo com ele cada indivíduo tem sua forma de se movimentar, seu repertório que é formado por sua experiência em descobrir o corpo e o mundo.
    A dança tem papel fundamental para a pedagogia pois há uma grande ligação entre o movimento e o desenvolvimento da inteligência na criança.

    Discentes: Elienai Messias Teixeira
    Franciane Cristina Vital

    ResponderExcluir
  15. O documentário de Ruldolf Laban aborda que desde a Grécia antiga a educação dos guerreiros, incluiram Filosofia e a Musica. Em 1879 nasceu Ruldolf Laban bailarino e coreografo, um dos responsáveis pela dança moderna, Ele desenvolveu o método de alfabetização, onde era importante desenvolver o movimento natural na sua expontâniedade e riqueza. A teoria do movimento de Laban foi organizada em desseis temas entre eles a consticienciação do corpo. O metódo pedagógico de Ruldolf é um dos caminhos para o movimento consciente. Os principais temas dele são:Peso, pode ser delicado ou firme, Espaço, flexível ou direto, Fluência é o fator que atua no controle do movimento e o Tempo que constroí desenhos. As danças contribuiem para as crianças desenvolverem suas expressões corporais e movimentos.

    Maria Aparecida Silva, 3 Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  16. A dança é uma arte antiga e expressa o pensamento através de movimentos,seu início deu-se na pré-história quando homens batiam os pés no chão,os mesmos descobriram que podiam dar intensidades ao som e fazer outros ritmos.
    A dança ao passar do tempo evoluiu com a história da humanidade e ganhou o mundo,cada lugar desenvolveu um tipo de dança e deu um sentido a ela,logo em seguida se misturaram os ritmos e surgiram outros tipos de dança.
    Rudolf Laban bailarino e coreógrafo acredita que movimentar-se enriquece a responsabilidade de cada indivíduo,forma personalidade e compreensão do comportamento.
    A dança como uma arte deve ser prazerosa e sem limites impostos a ela,pois também é uma maneira divertida de transmitir conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. Fernanda Valéria de Oliveira,Karolina Medeiros.3°pedagogia

    ResponderExcluir
  18. A dança é utilizada pelos homens desde a pré- história para rituais e era vista como objeto sagrado. Veio evoluindo com o tempo e ajudando assim o homem a se desenvolver.
    Para Laban é muito importante pois ajuda o homem a aumentar a compreensão do comportamento, ajuda na integração da personalidade e enriquece a responsabilidade individual.

    Na escola a danca, o movimento são importante pois ajuda a criança a desenvolver sua inteligencia e raciocíneo , quanto mais ela se movimenta mais se desenvolve.
    Por isso não devemos achar ruím quando uma criança movimenta muito na escola ou em casa, pois as vezes é vista como bagunceira e as vezes achamos que uma criança educada é uma criança quieta esse conceito está errado.
    Quanto mais uma criança se desenvolve, mais vai desenvolver seu raciocíneo, inteligencia e ajuda na sua convivência social.
    A dança é um exercício completo onde trabalha mente e corpo, por isso devemos explorar o máximo nossas crianças na arte do dançar para que essas tornem adultos inteligentes com raciocíneo rápido e sem timidez sabendo se expressar pois a dança é uma expressão corporal.
    Discente: Vanilza Silva Moura
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  19. A arte da dança tem acompanhado a humanidade desde seus primordes. Através dos séculos esta pratica foi dentre muitos sociedades exaltada, criticada, negligenciada e ate mesmo menosprezada.

    Em algumas épocas pudemos notar características próprias da dança, desde o balé, a dança contemporânea, moderna e outras esta pratica esta ligada ao corpo ao movimento do corpo. Através de expressões corporais de rostos transmitimos ideias e conceitos para quem nos observa.Com as crianças não é diferente, pois através deste exercício as crianças podem absorver conceitos de espaço,tempo,dedicação e coletivismo.

    Dentre os grandes responsáveis pela mudança sofrida na dança moderna, podemos citar Rudolf Laban que desenvolveu 16 temas para melhor adequar a dança ao cotidiano da criança. Dentro destes temas Laban observou como os fatores; peso, tempo, espaço e fluência acarretam modificações na vida dos indivíduos.

    Quando tentamos educar uma criança estamos tentando fazer com que ela se controle ou se adeque as diversas regras da sociedade, e a principal responsável por este papel é a escola. Os pedagogos devem estar cientes de que ao restringir uma criança de sua capacidade de “locomover” (se mexer), estamos também as restringindo de sua inteligência, de seus movimentos e sentimentos.

    Assim o método pedagógico de Laban se torna um dos caminhos para que façamos as crianças compreender e tomar para si os movimentos conscientes, através dos fatores peso (delicado/firme) por implicar a intenção e sensibilidade; Espaço (flexível/direto) que implica à atenção; Fluência (relacionado ao fator de controle) implica se a criança deve parar ou continuar; e o Tempo (ritmo de cada um) que implica na decisão dos indivíduos.

    Contudo devemos estar cientes que cada criança tem seu modo de movimentar e por isso devemos respeitar seu tempo, sua forma, sua idade.

    Tatiane K. S. Silvério e Márcia Aparecida da Silva
    3º Período - Pedagogia - FACICA

    ResponderExcluir
  20. O documentário de Rudolf Laban (1879-1958) aborda a dança como uma arte, uma forma de expressão usando movimentos corporais. Bailarino e coreógrafo, Laban, foi quem desenvolveu a "Dança Expressionista" que tem em sua composição e principal característica a expressão de emoções/sentimentos.
    É mostrado como a dança esteve presente há vários séculos, e sua divesidade atavés da adaptação de cada civilização. É uma maneira prazerosa de sentir o mundo, de se libertar, por isso é importante ensinar a criança a tê-la como uma forma de terapia, onde ela encontrará uma maneira de colocar para fora tudo que ela esta sentindo através de movimentos, gestos, expressões etc. A dança tem papel fundamental para a Pedagogia e não só por fazer parte da Arte, mas por ser uma maneira criativa de transmitir conhecimento.


    Discentes: Júlia G. Silva e Tabita M. Oliveira
    3º Período - Pedagogia - FACICA

    ResponderExcluir
  21. A dança teve surgimento na Pré História.A dança é a arte de mexer o corpo com harmônias e ritmos criando uma harmônia própria,o surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos em que as pessoas faziam agradecimentos e pediam aos deuses o sol e a chuva.No Século XVI surgiram registros das danças em que cada localidade apresentava características próprias e no século XIX surgiram as danças feitas em pares.
    Rudolf Laban dedicou sua vida na dança tanto como dançarino como coreógrafo,no século XX ele era considerado o grande mestre da dança,ele acreditava que o movimento aumenta a compreensão do comportamento e enriquece a responsabilidade individual e integração da personalidade.O método pedagógico de Laban é um dos caminhos para o movimento consciente,o método propõe que através da conscientização pelo movimento livre a improvisação seja ampliado pelo repertório do individuo.A dança na educação permite a integração entre o conhecimento intelectual do aluno e suas habilidades criativas favorecendo com maior clareza as sensações contidas.

    Discentes: Enaily Santana
    Gabriela A p

    ResponderExcluir
  22. Os vídeos fala do fatos sobre Rudolf Laban, que nasceu em 1879 em Bratislava Hungria, e morreu em 1958. O tempo foi passando e foi preciso trazer também as novas adaptações e desta forma foi preciso que ele criasse um novo método onde no corpo é preciso ter limitações e regras. A A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança.
    O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre. A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

    O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo. Contudo devemos estar cientes que cada criança tem seu modo de movimentar e por isso devemos respeitar seu tempo, sua forma, sua idade.

    Discente:Karine Puras Silva
    Ketlen Lasmar
    3° Periodo Pedagogia

    ResponderExcluir
  23. Os vídeos retratam fatos de Laban que desenvolveu uma forma de dança expressionista, onde o objetivo principal era a expressão das emoções. É exposta a importância dos movimentos corporais para a educação e a necessidade de expressar sentimentos.
    Notamos que nas interações devemos procurar fazer com que o educando de a máxima dele, mas sem qualquer constrangimento. Devemos ter o cuidado de não prender a criança e jamais julgar que seus movimentos estão prejudicando o grupo e a ele próprio. Ter cautela em corrigir a criança quando seus movimentos são de foram errada, pois isto pode afeta-lo no futuro.
    Devemos buscar enriquecer os movimentos das crianças, mas sem esquecer que cada um possui suas limitações.
    Discente:Aline aparecida Cabral
    Isabela Cristina
    3º período Pedagogia

    ResponderExcluir
  24. Rudolf fon Laban foi um dos responsáveis pelo surgimento da dança moderna, dançarino e coreógrafo húngaro acreditava que o movimento aumenta a compreensão do comportamento, enriquece a responsabilidade individual e a integração da personalidade.
    Laban observou que o movimento humano se constitui na relação de quatro fatores (tempo, peso, espaço e fluência), onde estão todos os gestos do cotidiano. A partir de experiências Laban desenvolve um método de movimentação onde o importante é desenvolver o movimento natural na sua espontaneidade. Cada indivíduo tem seu modo de movimentar, o seu repertório, que é formado em sua experiência em descobrir-se o corpo e o mundo.
    Loban desenvolveu seu método prevendo as necessidades do mundo moderno, onde o corpo está limitado por regras e padrões de comportamento.
    Em se tratando na área de educação há uma ligação profunda entre a versatilidade dos movimentos e a versatilidade da inteligência. Não podemos obrigara criança ficar totalmente quieta, pois com essas proibições (fique quieto, não corra, pare...), a criança vai restringindo os movimentos, a inteligência e os sentimentos.
    A teoria de Laban foi organizada em dezesseis temas de movimento, e dentre esses citaremos os cinco principais, a conscientização do corpo, as partes do corpo, partes do corpo em contato, o corpo como uma unidade, trabalham-se noções de espaço, leveza, firmeza, ritmo, o movimento, o relacionamento.
    O professor de dança educativa parte da observação da movimentação natural da criança. O método pedagógico de Laban é um dos caminhas para o movimento consciente, o método propõe que através da conscientização do movimento livre seja ampliado o repertório de movimento do indivíduo. A improvisação acontece como uma intuição que integra corpo e mente ou trabalha mais com a as sensações, raciocínios e imaginação. Os dezesseis temas de movimento permitem a organização do trabalho na aula de dança, os temas são a relação dos quatro fatores de movimento: peso, tempo, espaço e fluência.
    Aline narciso faria e Pâmela Aparecida Pereira
    3º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  25. A dança na escola pode possibilitar aos alunos um maior conhecimento de si mesmo, além de ser uma forma para poderem se expressar de forma lúdica, vencerem barreiras e limitações. Os método de Labon,propõe é que cada criança tenha seu modo livre e improvisado e seja ampliado o repertório de movimento do indivíduo. A dança é uma forte aliada dos professores para trabalhar o lúdico de uma forma agradável com as crianças, tem o poder de instigar a imaginação e requer concentração e treino de quem a pratica.
    Alunos: Francisco Neves e Carmem Pereira
    3º Período de pedagogia.

    ResponderExcluir
  26. Desde seus primordiais a dança tem um acompanhamento na humanidade. Seu surgimento foi na pré-história.
    Dada como definição: "A arte de mexer com o corpo com harmonias e ritmos, assim criando uma própria".
    Laban tem relatos de fatos mostrados nos vídeos a forma que desenvolveu a DANÇA EXPRESSIONISTA tendo como principal objetivo: Expressão das emoções.
    O movimento para Laban aumenta a compreensão do comportamento, enriquece a responsabilidade individual e a integração da personalidade individual e a integração da personalidade e assim observou também os movimentos corporais para a educação e a expressão dos sentimentos.
    Rodolf Laban afirma que movimentar-se permite a organização nas aulas de danças visando os 4 fatores do movimento que são: Peso, tempo, espaço e influência.
    Encaixando a dança nas nossas atividades escolares vamos poder passar aos nossos discentes a arte de se sentir bem movimentando.
    3º PERÍODO DE PEDAGOGIA.
    GEANY OLIVEIRA VILELA.
    JÉSSICA RODRIGUES MOREIRA.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação! Volte sempre!