Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não à deficiências.
A falta de um apoio pedagógico a essas necessidades especiais pode fazer com que essas crianças e adolescentes não estejam na escola: muitas vezes as famílias não encontram escolas organizadas para receber a todos.
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A inclusão acontece de forma real em nossas escolas? justifique.
NÃO! Em que pese os esforços isolados que buscam proporcionar essa inclusão, ainda falta muita base para que essa construção seja
ResponderExcluirsólida. A partir do princípio de que a “Inclusão Digital” é um processo de apropriação de novas ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, exige políticas públicas voltadas aos direitos de universalização do indivíduo, a exemplo do que se tenta fazer com a saúde, educação e segurança desse mesmo individuo, mas que tem se mostrado ineficiente. Caso contrário, o fosso entre os incluídos e os excluídos, fica cada vez mais fundo.
Não. Isso é coisa que está longe de acontecer. Os professores têm se prepararem para esse desafio.
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