O objetivo do Blog é tornar clara e precisa a relação entre discentes e docentes através da construção do conhecimento registrados em múltiplas linguagens. A expectativa é que o resultado desse seja suficiente para que o aluno seja autônomo de seu conhecimento através da variedade de linguagens. O interesse, com isto, é criar no aluno uma consciência crítica sobre este tema que faz parte do seu desenvolvimento e que, muitas vezes, não sabe usar, interpretar e nem criar as Múltiplas Linguagens.
Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia, interligando-a com outras regiões e/ou comunidades. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”.
ResponderExcluirLaura
A inclusão DIGITAL é um caminho sem volta. O computador pode ser uma ferramenta eficaz no processo de letramento do indivíduo, se o seu uso não estiver apenas reforçando o tratamento tradicional dispensado ao livro.
ResponderExcluirNão pode e não deve ser apenas um objeto de comunicação, de informação, um pretexto didático para o ensino de regras gramaticais.
Antes, faz-se necessário proporcionar meios nessa infovia DIGITAL para possibilitar que o aluno se lance ao desafio de construir mundos paralelos ao seu, estabeleça relações diversas, sendo, portanto, o desencadeador de um processo criativo de produção?
Luana
A inclusão digital, além da disponibilidade do acesso à Internet, vai depender da motivação que o aluno receber, por exemplo:
ResponderExcluirResponsabilidades do Professor:
- pedir uma pesquisa, sobre o uso da abreviação (como as palavras são abreviadas em e-mails, orkut, etc.); outro tipo de pesquisa...
- pedir uma interpratação de um trecho de obras literárias disponíveis na Internet;
- envio de e-mails para tirar dúvidas, entregar trabalhos, justificar faltas;
- disponibilizar os melhores trabalhos para que possam ser lidos e propor um concurso para selecionar os três melhores;
- acessar a fotos de passeios e projetos promovidos pela escola; etc. etc. etc...
Peixinho
Segndo Teruya (2006,p.86), “A educação escolar na era da informação deve formar cidadãos críticos capazes de identificar e compreender as teorias que norteiam o paradigma tecnológico da comunicação e informação e vêm provocando mudanças radicais no universo do trabalho e da educação.
ResponderExcluirIsto significa que o papel da escola não se limita a desenvolver metodologias para
erradicar o “analfabetismo tecnológico”, mas também oferecer instrumentos para analisar
criticamente os recursos do ciberespaço, no sentido de privilegiar a formação ética,
incentivando a participação coletiva no processo de construção da nova sociedade verdadeiramente democrática.”
Cuca