O objetivo do Blog é tornar clara e precisa a relação entre discentes e docentes através da construção do conhecimento registrados em múltiplas linguagens. A expectativa é que o resultado desse seja suficiente para que o aluno seja autônomo de seu conhecimento através da variedade de linguagens. O interesse, com isto, é criar no aluno uma consciência crítica sobre este tema que faz parte do seu desenvolvimento e que, muitas vezes, não sabe usar, interpretar e nem criar as Múltiplas Linguagens.
Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia, interligando-a com outras regiões e/ou comunidades. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Laura
A inclusão DIGITAL é um caminho sem volta. O computador pode ser uma ferramenta eficaz no processo de letramento do indivíduo, se o seu uso não estiver apenas reforçando o tratamento tradicional dispensado ao livro.
Não pode e não deve ser apenas um objeto de comunicação, de informação, um pretexto didático para o ensino de regras gramaticais.
Antes, faz-se necessário proporcionar meios nessa infovia DIGITAL para possibilitar que o aluno se lance ao desafio de construir mundos paralelos ao seu, estabeleça relações diversas, sendo, portanto, o desencadeador de um processo criativo de produção? Luana
A inclusão digital, além da disponibilidade do acesso à Internet, vai depender da motivação que o aluno receber, por exemplo: Responsabilidades do Professor: - pedir uma pesquisa, sobre o uso da abreviação (como as palavras são abreviadas em e-mails, orkut, etc.); outro tipo de pesquisa... - pedir uma interpratação de um trecho de obras literárias disponíveis na Internet; - envio de e-mails para tirar dúvidas, entregar trabalhos, justificar faltas; - disponibilizar os melhores trabalhos para que possam ser lidos e propor um concurso para selecionar os três melhores; - acessar a fotos de passeios e projetos promovidos pela escola; etc. etc. etc...
Segndo Teruya (2006,p.86), “A educação escolar na era da informação deve formar cidadãos críticos capazes de identificar e compreender as teorias que norteiam o paradigma tecnológico da comunicação e informação e vêm provocando mudanças radicais no universo do trabalho e da educação. Isto significa que o papel da escola não se limita a desenvolver metodologias para erradicar o “analfabetismo tecnológico”, mas também oferecer instrumentos para analisar criticamente os recursos do ciberespaço, no sentido de privilegiar a formação ética, incentivando a participação coletiva no processo de construção da nova sociedade verdadeiramente democrática.” Cuca
Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia, interligando-a com outras regiões e/ou comunidades. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”.
ResponderExcluirLaura
A inclusão DIGITAL é um caminho sem volta. O computador pode ser uma ferramenta eficaz no processo de letramento do indivíduo, se o seu uso não estiver apenas reforçando o tratamento tradicional dispensado ao livro.
ResponderExcluirNão pode e não deve ser apenas um objeto de comunicação, de informação, um pretexto didático para o ensino de regras gramaticais.
Antes, faz-se necessário proporcionar meios nessa infovia DIGITAL para possibilitar que o aluno se lance ao desafio de construir mundos paralelos ao seu, estabeleça relações diversas, sendo, portanto, o desencadeador de um processo criativo de produção?
Luana
A inclusão digital, além da disponibilidade do acesso à Internet, vai depender da motivação que o aluno receber, por exemplo:
ResponderExcluirResponsabilidades do Professor:
- pedir uma pesquisa, sobre o uso da abreviação (como as palavras são abreviadas em e-mails, orkut, etc.); outro tipo de pesquisa...
- pedir uma interpratação de um trecho de obras literárias disponíveis na Internet;
- envio de e-mails para tirar dúvidas, entregar trabalhos, justificar faltas;
- disponibilizar os melhores trabalhos para que possam ser lidos e propor um concurso para selecionar os três melhores;
- acessar a fotos de passeios e projetos promovidos pela escola; etc. etc. etc...
Peixinho
Segndo Teruya (2006,p.86), “A educação escolar na era da informação deve formar cidadãos críticos capazes de identificar e compreender as teorias que norteiam o paradigma tecnológico da comunicação e informação e vêm provocando mudanças radicais no universo do trabalho e da educação.
ResponderExcluirIsto significa que o papel da escola não se limita a desenvolver metodologias para
erradicar o “analfabetismo tecnológico”, mas também oferecer instrumentos para analisar
criticamente os recursos do ciberespaço, no sentido de privilegiar a formação ética,
incentivando a participação coletiva no processo de construção da nova sociedade verdadeiramente democrática.”
Cuca